Planejamento EstratégicoASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE AMPARO DO IDOSO “CANTINHO DO VOVÔ”PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO “Somente aquilo que é medido, é gerenciado.O que não é medido está à deriva.” Kaoru Ishikawa
Identificação:Associação de Amparo do Idoso “Cantinho do Vovô” – instituição beneficente de longa permanência, sem fins lucrativos, que ampara e cuida de idosos, em tempo integral, proporcionando qualidade de vida, sociabilidade, carinho e atenção aos seus atendidos.
Capacidade de atendimento: público direto: 32 famílias, 120 pessoas diretamente, 1.000 pessoas indiretamente.
Localização: Rua Jair Formigari, 300, Residencial dos Girassóis, telefones: (19) 3701-2265 e (19) 983143690.
Recursos humanos: Administradores, Assistente Social, Enfermeiras, Nutricionista, Psicóloga, Médico, Fisioterapeuta, Cuidadoras, Cozinheiras, Responsáveis pela Limpeza e Voluntários.
Origem dos recursos: Contribuições dos familiares dos idosos atendidos, Prefeitura Municipal, Federação, Campanhas de Arrecadação e Recursos doados pela iniciativa privada.
Valores: Compromisso com o público atendido e seus familiares, com a Prefeitura Municipal de Limeira, com a Secretaria de Promoção Social do Estado de São Paulo, com transparência no trabalho, responsabilidade, respeito e ética.
Missão: Promover o bem-estar dos idosos, principalmente daqueles com menor poder aquisitivo, cuidando bem de quem sempre cuidou de nós.
Visão:Ser vista como referência no acolhimento de idosos, que são parte importante de nossas famílias e de nossa história, oferecendo tratamento humanizado e carinhoso, proporcionando segurança aos familiares, conforto aos idosos e preservando seus laços afetivos.
Objetivos: •
Equipar todas as dependências da nova sede de modo a dar tranquilidade para funcionários e público atendido (idosos e familiares);
•
Manter os estoques de fraldas, produtos de higiene e limpeza e gêneros alimentícios sempre em um nível aceitável, evitando imprevistos e/ou desperdício;
•
Manter um equilíbrio financeiro saudável através de um saldo bancário mínimo suficiente para atender as necessidades básicas da entidade, as contas e salários em dia;
•
Manter a força de trabalho comprometida, satisfeita e capacitada;
•
Manter elevado grau de satisfação dos idosos atendidos, de seus familiares e da sociedade como um todo, bem como do CEPROSOM - Centro de Promoção Social do Município, ao qual somos vinculados, através dos serviços oferecidos.
Meta:Reduzir o custo geral de manutenção da estadia do idoso, sem deixar cair a qualidade dos serviços prestados até o final de 2021.
Acões:1 – Para reduzir o custo geral de manutenção dos idosos:
•
Reduzir o consumo de água, energia e materiais de consumo;
•
Reduzir o desperdício de alimentos;
•
Manter os aparelhos eletrônicos bem conservados;
•
Otimizar o uso do tempo, através de uma boa estratégia de comunicação interna e externa;
•
Otimizar os espaços, através da organização, limpeza e manutenção desses espaços;
•
Promover e incentivar a participação de seus funcionários em cursos de atualização e gestão de pessoas;
•
Dividir criteriosamente funções, atribuições e responsabilidades.
2- Para aumentar a arrecadação de fundos através da participação da sociedade civil:
•
Campanhas de doação junto à sociedade;
•
Promoção de festas temáticas: Carnaval, Festa Junina, Festa da Primavera e Natal;
•
Vendas de pizzas, feijoadas e outros pratos confeccionados na própria instituição, com ajuda de voluntários;
•
Organização de bazar beneficente com itens doados pelo comércio local e confeccionados por voluntários;
•
Campanhas para adesão de novos voluntários;
•
Criação de conexões reais com a sociedade através de convites para visitar a entidade, conhecer as histórias de sucesso, participar dos eventos programados;
•
Estabelecimento de sincronia entre as necessidades e as campanhas;
•
Publicação de todas as campanhas e promoções nas redes sociais, dando transparência às ações.
Avaliação: A avaliação da gestão de trabalho e recursos se dará através de:
•
Reuniões periódicas com a diretoria, trazendo à tona os debates necessários para a manutenção e acompanhamento do planejamento;
•
Reuniões periódicas com os funcionários para acompanhamento das dificuldades ou obstáculos que se apresentam no dia a dia;
•
Reuniões periódicas com os familiares dos idosos para uma perfeita sincronia entre pessoas, estratégias e rotinas da casa;
•
Reuniões periódicas com o CEPROSOM e demais autoridades;
•
Incentivo e premiação a todas as pessoas envolvidas nesse processo;
•
Abertura a novas realidades para saber a hora de mudar e abrir mão de algo com flexibilidade e sabedoria.